quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Horário de verão traz modificação no comportamento

Por Domenica Andrade e Carolina Souza

Quem não percebeu as pessoas um pouco mais irritadas do que normalmente nesse início de semana? Pois é, não foi só o fato de ser a segunda-feira, mas o mau humor aflorado tem haver com o horário de verão que entrou em vigor em alguns estados do Brasil na noite do último sábado.

Para algumas pessoas, isso significa mais do que adiantar os ponteiros do relógio em uma hora. A mudança traz mal-estar, dificuldade para dormir, sonolência, alterações de humor e até de hábitos alimentares. E a culpa é do ‘relógio biológico’.



Segundo especialistas, em condições normais os ritmos do organismo, como o do sono e temperatura, estão sincronizados. Se há alteração brusca, como acontece no caso do horário de verão, o organismo tende a se reajustar e se readaptar. E quem sofre mais com tudo isso são os adultos, que tendem a levar cerca de uma semana para se adaptarem como a nova realidade, pois hormônios são influenciados pelas alterações. Imagina acordar com o dia ainda escuro? Isso afeta diretamente a secreção da melatonina, que é acionada pela falta de luz, que é o fator causador da sonolência.

Então, se essa semana você encontrar com algum amigo do trabalho, andando mal humorado ou até mesmo tirando aquele cochilo gostoso durante o expediente, leve em consideração que o corpo ainda está se adaptando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

No que você está pensando?