Educação


Instituto Padre Severino corre risco de ser fechado


Por Gabriele de Souza Igor Vincenzi  



O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pediu ao governo o fechamento do Instituto Padre Severino, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Se o pedido for aceito, a previsão é que o local seja fechado até o fim deste ano. A desativação do Instituto é uma das recomendações do Programa Justiça ao Jovem do CNJ. A sugestão consta em relatório sobre o sistema socioeducativo fluminense, divulgado nesta semana. O documento foi elaborado com base em visitas às seis unidades de internação do Estado, realizado por uma equipe do projeto de 9 a 13 de maio deste ano. O programa foi criado pelo Conselho, em junho de 2010, para avaliar a execução da medida de internação aplicada aos adolescentes em conflito com a lei.

Com a interdição, os detentos, seus familiares e a comunidade vizinha ao Instituto, perdem a chance de ter uma qualificação profissional facilitando o ingresso ao mercado de trabalho através do Centro Capacitação Profissional (CECAP) e Centro de Vocação Tecnológica (CVT). O CECAP é um centro de atividades educacionais, culturais, esportivas, de lazer, de geração de renda e capacitação profissional. O CVT, por sua vez, visa também à capacitação profissional, principalmente na área de construção civil.

As autoridades estariam preocupadas com a educação dos detentos. Essa preocupação, juntamente a profissionalização é muito forte. Mostrando que o sistema está saindo da visão carcerária e de concentração para chegar à direção da educação.

Agora resta esperar para saber o que será resolvido diante desse impasse, que incomoda e prejudica quem recebe essa oportunidade de crescer profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No que você está pensando?